Assembleia Legislativa do Amazonas realiza ação de saúde com vacinação, ação educativa e testes rápidos

Ratificando o compromisso com a saúde de seus servidores e população em geral, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio de sua Diretoria de Saúde, realizou nesta segunda-feira (17/6), ampla campanha de saúde, com ação de conscientização sobre a importância das vacinas, ofertando imunizantes para hepatite B, difteria e tétano (DT), febre amarela e tríplice viral, ação educativa sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), com a distribuição de preservativos e ainda a realização de testes rápidos para sífilis e hepatites B e C.

As ações aconteceram no horário das 8h às 12h, no miniplenário Cônego Azevedo, em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Theomário Pinto da Costa, localizada no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro Sul.

“O objetivo da campanha é de prevenção e educação”, afirmou o diretor de saúde, médico Arnoldo Andrade, destacando que as vacinas são um grande avanço para a medicina e para a saúde da humanidade de maneira geral. “Por isso, que os momentos de conflito ou desconfiança em relação às vacinas devem ficar para trás”, alertou o profissional de saúde.

Andrade falou, ainda, que a campanha de vacinação faz parte do calendário de atividades da Casa Legislativa, buscando facilitar a imunização de seus servidores e público externo que procura atendimento na Aleam.

“Esse é o papel da Diretoria de Saúde, sempre com o apoio da presidência da Casa, que é trabalhar pela comodidade dos servidores. Muitas vezes, as pessoas usam a desculpa de não ter tempo, por isso a vacinação é um mecanismo para facilitar e trazer para perto dos servidores a vacina”, explicou o diretor Arnoldo.

Essa comodidade foi ressaltada pela servidora Matilde Christina, que aproveitou para se vacinar contra hepatite B. “Acho ótima essa iniciativa, porque reforça que precisamos nos cuidar, cuidar da nossa saúde, fora a praticidade de tomar as vacinas aqui, no ambiente de trabalho”.

Preservativos

Durante a vacinação também ocorreu ação de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e diagnóstico de hepatites virais, com testes rápidos para sífilis, hepatite B e C, além da distribuição de material informativo e preservativos.

“Realizamos também ação de informação e conscientização sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, realizando a distribuição de preservativos para que as pessoas se protejam, porque a Aids não tem cura”, disse o médico, lembrando que a ação precede o Festival Folclórico de Parintins (distante a 369 Km de Manaus), época de festas e, por isso, segundo Andrade, é preciso reforçar a mensagem de proteção e sexo seguro.

 

  

Compartilhar este artigo
Leave a comment