A Diretoria de Assistência Social, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), apresentou nesta quarta-feira (12/6) o balanço da primeira edição de 2024 do programa Doador Legal, que na última terça-feira (11/6) promoveu entre seus servidores, a campanha de doação de sangue. Na ocasião, durante todo o dia a Unidade Móvel de coleta de sangue, conhecida como “Vampirão”, da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), esteve no estacionamento da Casa Legislativa e recebeu a doação dos servidores.
“A sensibilização dos servidores para terem consciência da importância de doar sangue é muito importante, pois uma bolsa pode salvar até quatro vidas”, ressalta a diretora de Assistência Social, Karla Stald, informando que durante a ação da terça-feira, foram cadastradas 92 pessoas, e destes, 66 foram considerados aptos para doar, permitindo a coleta de 66 bolsas de sangue.
A diretora celebrou este número, explicando que a ação foi estendida até as 17h para os servidores que não puderam doar no horário do expediente; e além de ter sido um ponto de coleta para o público externo.
“Com o objetivo principal de alavancar os níveis do banco de sangue da FHemoam, e certamente contribuímos de maneira relevante com essas bolsas coletadas em apenas um dia de campanha na Casa”, disse Stald.
Doador Legal
O programa faz parte faz parte do calendário de atividades da Aleam desde 2014. Tradicionalmente é realizado no sexto mês do ano em razão da campanha nacional “Junho Vermelho”, voltada à promoção da doação de sangue.