A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) foi homenageada em comemoração aos 20 de anos de existência, nesta segunda-feira(10/6), no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A Sessão Especial foi proposta pela deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos).
Para a parlamentar, que também é médica dermatologista, a FVS tem importância significativa para o amazonense. “É uma grande homenagem à Fundação que consolidou, de forma tão respeitosa no nosso Estado, o combate às doenças epidemiológicas e também na questão da pesquisa, que é de extrema importância para traçar estratégias a longo prazo e melhorar os índices de saúde do Amazonas”, pontua.
De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, muitos objetivos precisaram ser traçados e alcançados para a consolidação do trabalho realizado pela pasta.
“Há 20 anos, saímos da estrutura física na Secretaria Estadual de Saúde e instituímos uma unidade com autonomia técnica, administrativa e financeira com o principal objetivo de contribuir para a tomada de decisões de gestores no seu território. É com muito amor que vestimos nosso colete na capital e no interior, com muito trabalho todos os dias com a certeza de que nossa atuação faz diferença na vida de muitos”, afirma.
Durante o período mais agravante da Covid-19 no Amazonas, a FVS esteve à frente da vacinação traçando estratégias, monitorando e levando os imunizantes para todos os municípios.
“No período da pandemia, a FVS esteve junto às secretarias municipais e ao todo aplicaram mais de 9,1 milhões de doses de vacina nos 62 municípios da Amazonas. É uma Fundação que agiu de forma unida e logrou êxito, por isso, tenho muito orgulho de conhecer o trabalho de vocês de perto”, parabeniza a parlamentar.
Para a secretária de Saúde do Amazonas, Nayara Maksoud, a FVS é orgão indispensável de consulta na busca por estratégias para melhorar a saúde do Amazonas.
“A FVS consegue unir e operacionalizar as três principais vigilâncias: a sanitária, ambiental e epidemiológica. Quando a Secretaria de Saúde precisa de uma tomada de decisão, temos a inteligência da Fundação de Vigilância em Saúde dentro do seu olhar ampliado para a geografia e singularidade do nosso Estado para contribuição de uma tomada de decisão assertiva, de acordo com as necessidades da população”, explica a titular da SES.
Homenagem à Dra. Rosemary Costa Pinto
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas leva o nome da ex-diretora-presidente da Fundação, Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
Dra. Rosemary foi uma das fundadoras da instituição. A epidemiologista foi vítima de Covid-19 enquanto atuava como uma das bússolas do enfrentamento à doença no Estado.
“Ela é lembrada diariamente na FVS”, finaliza a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, também prestando homenagem em seu discurso à atuação da ex-diretora.