Durante Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta terça-feira (30/4), o deputado Dr. George Lins (União Brasil) promoveu Cessão de Tempo para que o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 20ª Região (Crefito-20) apresentasse sua nova diretoria.
Com mais de 5.285 profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais cadastrados no Amazonas e Roraima, o Crefito-20 tem como missão desempenhar as funções de regulador das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, na busca por independência, respeito e valorização aos profissionais, visando garantir suas prerrogativas e buscando ainda mais reconhecimento perante a sociedade, instituições e o poder público.
Durante a Cessão de tempo, Dr. George Lins destacou a importância da atuação desses profissionais, especialmente durante a pandemia da Covid-19, quando sua ação foi crucial para preservar vidas.
“Os fisioterapeutas e terapeutas foram fundamentais no processo de luta para amenizar e neutralizar os efeitos nocivos da doença, sobretudo em 2020 e 2021”, afirmou.
A relevância desses profissionais, ainda segundo o parlamentar, foi ainda mais evidenciada com o projeto RespirAR do Governo do Estado, que fortaleceu a atuação dos fisioterapeutas e terapeutas no combate à Covid-19, salvando vidas e oferecendo esperança aos pacientes.
Para o presidente do Crefito-20, Marcos Giovanni, a Cessão de Tempo foi uma oportunidade para o Conselho mostrar a presença da nova autarquia no Amazonas e Roraima. “O Crefito-20 traz consigo vários benefícios, tanto para os profissionais terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, quanto para a própria sociedade, porque o Crefito-20, estando aqui, consegue oferecer melhores serviços de saúde à população, fiscalizar as profissões de forma mais efetiva, os profissionais se sentem mais representados, podemos chegar onde a autarquia antiga não conseguia, que é no interior do Amazonas”, destacou.
O deputado Dr. George Lins também ressaltou a importância do terapeuta ocupacional no ambiente hospitalar, destacando que seus procedimentos de avaliação, intervenção e orientação junto aos pacientes internados, familiares e cuidadores previnem deformidades e promovem o desempenho funcional e a qualidade de vida.
O presidente do Sindicato dos Fisioterapeuta do Amazonas (Sinfisio-AM), Sérgio Baré, agradeceu ao deputado pelo espaço cedido aos profissionais da categoria. “É um marco para a fisioterapia do Estado do Amazonas. A gente, hoje, tem a possibilidade de ter um Conselho Regional atuante que vai atender os interesses e necessidades da nossa categoria e representar, de fato, os fisioterapeutas e os terapeutas ocupacionais”, ressaltou.
A nova diretoria do Crefito-20 é constituída por Marcos Giovanni Santos Carvalho (presidente), Paulo Henrique Almeida (vice-presidente), Jerônimo Correia (diretor-tesoureiro) e Lucas Morais (diretor-secretário).