Estudantes da Prefeitura de Manaus participam da 1ª ADE de 2024

Redação

Com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes, orientar ações educativas e aprimorar a qualidade do ensino, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 30/4, a 1ª Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE), de 2024, que contou com a participação de 164 mil estudantes do 2º ao 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 364 escolas municipais. 

A ADE acontece todos os anos, com conteúdos da Língua Portuguesa e Matemática e segue os moldes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Ministério da Educação (MEC). Essa é uma forma de preparar os alunos para exames futuros e a identificar áreas de melhoria para direcionar o trabalho pedagógico nas escolas municipais.

O resultado da avaliação foi notório com o resultado preliminar do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que alcançou uma nota histórica na educação básica, que nos anos iniciais (5º ano) atingiu 6,2 e anos finais (9º ano), ficou com 5,2. 

“A rede municipal de educação não se preocupa apenas com notas, mas sim com o resultado da aprendizagem de todos os alunos, por isso todos os anos realizamos a ADE, que é uma forma de deixar os estudantes mais acostumados com esse tipo de avaliação e ainda identificar as fragilidades de cada um”, comentou a secretária de Educação, professora Dulce Almeida. 

A ADE também oferece suporte aos alunos da Educação Especial, com provas ampliadas para alunos com baixa visão, ledores (transcritores) para cegos, provas em braile, intérpretes de Libras para surdos e mediadores para estudantes com deficiência física. Essas adaptações demonstram o compromisso com a acessibilidade e a igualdade no acesso à educação. 

A avaliação é coordenada pela Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Semed. De acordo com o chefe do setor, Leandro Anjos, a ADE ressalta a importância e reconhece quais habilidades estão bem desenvolvidas, quais estão em progresso e quais precisam de atenção.

“Com a ADE, a escola pode identificar quais habilidades os alunos já consolidaram, quais estão em processo de consolidação e quais precisam de mais atenção. Essas informações são essenciais para orientar o planejamento pedagógico e garantir que todos os alunos tenham oportunidades iguais para progredir nos estudos”, afirmou Leandro. 

Incentivo 

A aluna Giovanna Mello, 12, do 7º ano, participou do exame e destacou a importância da avaliação para incentivar o interesse nos estudos. “A prova foi muito boa porque é bom para a gente se dedicar mais, estudar mais as questões que ainda não sabemos”, comentou a estudante. Para a professora da Escola Municipal Abílio Nery, Glória Medeiros, é fundamental ter a ADE como ferramenta para compreender as dificuldades dos alunos. 

“A ADE nos permite identificar onde os alunos enfrentam mais desafios. Com essa avaliação, conseguimos saber exatamente em que áreas precisamos focar mais para ajudar os alunos a superar suas dificuldades e alcançar melhores resultados”, afirmou Glória Medeiros. 

A segunda fase da ADE está marcada para 8 de outubro de 2024.

— — —Texto – Jordana Rodrigues/ SemedFotos – Eliton Santos/ SemedDisponíveis em https://flic.kr/s/aHBqjBor46

  

Compartilhar este artigo
Leave a comment