Projeto Lei do Cristiano D’Angelo propõe Projeto Estadual de Fomento ao Turismo Rural

Em prol da valorização das riquezas e cultura do Amazonas, o deputado estadual Cristiano D’Angelo pretende instituir o “Projeto Estadual de Fomento ao Turismo Rural” no Estado, por meio do Projeto de Lei nº 854/2023, que tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e social das áreas rurais e valorizar o patrimônio cultural e ambiental com o turismo rural.

Segundo Cristiano D’Angelo, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Comapa), o projeto incentivará a preservação das tradições culturais e do meio ambiente, ao demonstrar o valor essencial desses recursos para os visitantes, estimulando uma maior conscientização e proteção.

O PL sugere que o “Projeto Estadual de Fomento ao Turismo Rural” seja coordenado pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) em parceria com os órgãos competentes de agricultura, meio ambiente, cultura e outras entidades relacionadas.

O projeto tem como finalidade estimular a diversificação econômica nas áreas rurais, por meio do fomento ao turismo rural como atividade complementar à agricultura, valorizando o patrimônio cultural e ambiental das áreas rurais, assim promovendo a preservação dos recursos naturais, revitalização do património histórico-cultural e a valorização das tradições locais.

Além disso, segundo ele, a implementação do PL fortalecerá a cadeia produtiva do turismo rural, incentivando a qualificação dos empreendimentos turísticos e a agregação de valor aos produtos e serviços oferecidos. Promovendo assim, a inclusão social e a geração de emprego e renda nas áreas rurais, envolvendo as comunidades locais nas atividades turísticas. Estimulando principalmente a conscientização ambiental e a prática de turismo sustentável nas áreas rurais.

“A promoção do turismo rural impulsiona a criação de empregos diretos e indiretos nas áreas rurais, abrindo oportunidades e ajudando a conter o êxodo rural. Dessa forma, a proposta estimulará o surgimento de iniciativas empreendedoras nas comunidades rurais, como hospedagem em pousadas familiares, venda de produtos artesanais e exploração de atividades ligadas à agricultura e ao ecoturismo”, justificou Cristino D’Angelo.

Além deste projeto, Cristiano D’Angelo propôs o PL nº 857/2023 que inclui a “Semana do Turismo Rural” no calendário turístico oficial do Estado, a ser comemorada, anualmente, na última semana do mês de setembro, com o objetivo de destacar o potencial turístico do Amazonas.

 

   

Compartilhar este artigo
Leave a comment