Lei de autoria do deputado Cristiano D’Angelo institui o Dia Estadual do Avicultor

O Dia Estadual do Avicultor, que deverá ser comemorado em 28 de agosto, foi inserido no Calendário Oficial de Eventos do Estado, com a Lei nº 6.304 de autoria do deputado Cristiano D’Angelo (MDB).

“A avicultura é uma atividade de fundamental importância social e econômica não só à população do Amazonas, como também para todo o país. É importante o reconhecimento da categoria, que é motivo de orgulho aos amazonenses” destacou Cristiano D’Angelo.

A Lei, de acordo com o parlamentar, tem como finalidade valorizar o papel desempenhado pelos avicultores do Amazonas, como fornecedores de alimentos, como fortalecedores da economia estadual a partir da comercialização de seus produtos para outros estados e pela participação nas exportações brasileiras.

Para os produtores do setor, a lei do deputado Cristiano D’Angelo, motiva para necessidade de trabalhar com afinco, de forma a poder suprir as necessidades da população no consumo de carne das aves, assim como de ovos, sendo considerados um dos melhores alimentos para a saúde e o desenvolvimento humano.

“A avicultura tem grande importância para o setor agropecuário brasileiro. Em constante evolução, essa atividade tem o objetivo de produzir carne e ovos de qualidade, para suprir a crescente demanda do mercado consumidor interno e externo. Importante momento para a valorização do setor”, afirmou o deputado.

Avicultura no Amazonas

O ovo é um alimento altamente nutritivo sendo considerado o segundo alimento mais completo para os seres humanos somente perdendo para o leite materno. Dentre os nutrientes do ovo, estão os carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais.

Segundo a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), cada amazonense deve consumir, em média 130 ovos ao ano. Os principais municípios que se destacam na produção de ovos no Estado são: Manaus, Rio Preto da Eva, Iranduba, Manacapuru e Itacoatiara. A Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal conta atualmente com um abatedouro de aves e mais de 30 granjas com Serviço de Inspeção Estadual (SIE).

 

   

Compartilhar este artigo
Leave a comment