Governo do Amazonas apoia projeto que auxilia estudantes no processo de ensino-aprendizagem de Ciências

Redação

A atividade foi amparada pelo Programa Ciência na Escola da Fapeam

FOTO: Divulgação/Carla Carol Pinto Ayres – Acervo da pesquisadora

Resgatar a prática da feira de ciências na escola, como ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Ciências, foi objetivo de um projeto desenvolvido com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), pelo Programa Ciência na Escola (PCE), Edital Nº 002/2023, realizado com estudantes do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Tempo Integral Maria de Lourdes Rodrigues Arruda, no bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus.

Batizado de “Feira de Ciências: aprendendo através da prática”, o projeto coordenado pela professora de Ciências Carla Carol Pinto Ayres, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, buscou levar para a comunidade escolar as atividades desenvolvidas dentro da sala de aula, abordando-as de forma prática e experimental, associando a teoria à prática.

“A feira foi desenvolvida com grupos de trabalho formados por alunos. Houve a divisão dos conteúdos que eram trabalhados em sala de aula, que estavam dentro da grade curricular, da série. Nós conseguimos tirar alguns experimentos do que é ensinado na teoria na sala de aula, relacionado ao funcionamento do sistema do corpo humano, a parte física e química”, disse.

FOTO: Divulgação/Carla Carol Pinto Ayres – Acervo da pesquisadora

Entre os temas debatidos durante a Feira, o fenômeno do vulcanismo e as reações químicas. Os experimentos foram escolhidos com base nos conteúdos abordados e apresentados pelos alunos, desde o objetivo, passo a passo e resultados esperados. Além disso, também foi trabalhada a questão do uso de fácil acesso e baixo custo, além de recicláveis.

“Trabalhamos conceitos básicos do dia a dia, como processos de reações químicas, questões relacionadas, por exemplo, às características físicas e químicas da água”, disse.

Segundo a professora, por meio das avaliações em sala de aula foi possível observar uma melhora significativa nos estudantes em relação às dificuldades que tinham em assimilar os conteúdos. Além disso, outro fato importante foi a evolução na dicção dos alunos e postura no momento das apresentações.

“Eles conseguiram, dentro do desenvolvimento da prática, associar esses conteúdos e desenvolver avaliações de uma forma mais simplificada, assim como tiveram uma aprovação melhor dentro das avaliações desenvolvidas pelos professores”, acrescentou a coordenadora do projeto.

De acordo com a professora Carla Carol, o projeto ultrapassou as portas de sala de aula. Para ela, foi possível despertar nos alunos o gosto pela ciência. “Muitos dos alunos levaram até para casa a ideia desses experimentos e a importância da reciclagem, apresentando para os pais. Esse é o feedback que eu tive de vários pais que também ficaram maravilhados com as apresentações”, comentou.

FOTO: Divulgação/Carla Carol Pinto Ayres – Acervo da pesquisadora

Ciência na Escola

O Programa Ciência na Escola apoia a participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, da 1ª à 3ª série do ensino médio e suas modalidades: educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, atendimento educacional específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e municipais de Manaus ou Tefé.

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