A Prefeitura de Manaus concluiu, nesta sexta-feira, 15/3, mais uma turma do curso informal “Autocuidado para hipertensos e diabéticos”, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A formação, que integra as ações da pasta para promover o bem-estar e a qualidade de vida de pessoas com condições crônicas, foi realizada ao longo de duas manhãs, iniciando na quinta-feira, 14, na sede do Distrito de Saúde (Disa) Sul, no bairro Adrianópolis.
Os participantes do curso esclareceram dúvidas sobre diabetes e hipertensão arterial e foram orientados para o autocuidado como forma de promover qualidade de vida e prevenir agravos decorrentes dessas condições, como insuficiência renal e doenças do coração. Ministrada por uma equipe multidisciplinar da Semsa, a formação incluiu também noções de saúde bucal, farmácia, nutrição, educação física, com foco no cuidado de hipertensos e diabéticos.
“Buscamos estimular esses usuários a ter um cuidado maior com o corpo. Para isso, reunimos vários profissionais para repassar cuidados básicos, como o nutricionista, por exemplo, que orienta a cuidar da alimentação, e o profissional de educação física, que ensina exercícios para se fazer no dia a dia, de baixo impacto”, explica a chefe do Núcleo de Atenção à Saúde de Pessoas com Doenças Circulatórias e Diabetes da Semsa, Nádia Brito.
Um dos profissionais participantes do curso foi o cirurgião-dentista Sávio Albuquerque. Ele apontou que um dos objetivos da atividade foi informar e orientar o público diabético e hipertenso acerca da rotina de atenção na rede básica de saúde.
“O que fizemos hoje foi trazer esclarecimento sobre autocuidado para a população, sobre essas condições crônicas. São encontros bastante esclarecedores, informando sobre o atendimento dos usuários no dia a dia e desmistificando questões como a restrição de cirurgias nesses pacientes”, assinalou.
A assistente farmacêutica do Disa Sul, Denisleia Lira, que também atuou como formadora no curso, apontou que a inclusão dos conhecimentos e cuidados na rotina pode permitir aos usuários ter uma maior qualidade de vida e bem-estar. “Repassamos orientações de extrema importância, para que esse usuário se aproprie desse conhecimento e utilize na sua vida diária, seja ele paciente ou cuidador de pacientes diabéticos ou hipertensos”.
Difundir os conhecimentos adquiridos é justamente um dos objetivos de Joana Costa, que é usuária da Unidade de Saúde da Família (USF) São Francisco e fez parte da turma do curso informal no Disa Sul. “O curso é para a gente aprender sobre os cuidados, tanto para aplicar em casa como para passar a outras pessoas que fazem parte do nosso nicho, da nossa comunidade”, pontuou.
Agenda
A próxima turma do curso informal “Autocuidado para hipertensos e diabéticos”, dirigida aos usuários do Disa Rural, acontecerá na quinta-feira, 19/3, e na sexta, 20/3, com atividades a partir das 9h15 nos dois dias. Os interessados podem se inscrever por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScLt6aLV55xhHgFfwBVJHXHdiwSrDpiP2FAgcAqWzTXzsTHEw/viewform.
As primeiras turmas do curso foram promovidas pela Semsa no final do ano passado, nos Distritos Oeste e Leste, como experiência-piloto a ser estendida a todos os distritos de saúde da secretaria. Na última semana, a formação foi ofertada a usuários do Disa Norte.
— — —
Texto – Jony Clay Borges / Semsa
Fotos – Artur Barbosa / Semsa