Lançamento da exposição ‘Mulheres em foco’ da Aleam mostra imagens de trabalhadoras

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, no hall Homero de Miranda Leão, nesta quinta-feira (14/3), o lançamento da exposição “Mulheres em foco”. Idealizada pela Procuradoria da Mulher e pela Comissão da Mulher, Família e Idoso, a mostra de fotografias tem o apoio da presidência da Casa Legislativa.

A exposição do fotógrafo Miguel Almeida registrou momentos da rotina de mulheres em seus ambientes de trabalho. São 13 imagens que mostram mulheres atuando nas mais diversas áreas.

“Foi uma forma que encontramos para valorizar a mulher como força produtiva. São fotografias de mulheres de vários segmentos. Temos policial, manicure, recepcionista, médica veterinária e outras várias representantes de mulheres trabalhadoras do Amazonas. A experiência de ser fotografada traz uma atenção às profissionais que muitas vezes passam despercebidas pelas pessoas”, explicou o fotógrafo.

Durante a cerimônia de lançamento da exposição, a deputada Alessandra Campêlo (Podemos), presidente da Procuradoria da Mulher e da Comissão da Mulher na Aleam, destacou a carga suportada pelas mulheres todos os dias que trabalham dentro e também fora de casa.

Segundo a parlamentar, mulheres da vida real têm uma carga pesada, que muitas vezes não são divididas com ninguém e incluem uma ampla tarefa de cuidados, com quem nasce, quem adoece e quem envelhece.

“Essas responsabilidades sempre recaem sobre as mulheres e quando a gente avança no mercado, essas atividades não remuneradas ficam acumuladas e somos obrigadas e conciliar”, disse.

Sobre a exposição, Alessandra Campêlo avaliou que existem várias mulheres que carregam essa história de vida. “Por isso, quisemos retratar estas mulheres que representam tantas outras da vida real e a gente se vê representada nas fotos”, afirmou a deputada.

Retratada nas fotografias, a radialista Suelem Gonzaga falou sobre a ocupação das mulheres no mercado de trabalho.

“Sou radialista e hoje, como tantas outras mulheres, exerço uma profissão que por muitas vezes foi dominada por homens. Ainda sentimos o preconceito, mas estamos ocupando o nosso espaço, batalhando, crescendo e não é fácil dar conta de tudo. Esta exposição traz várias formas de mostrar as mulheres nas mais diversas profissões. Só tenho a agradecer”, afirmou.

 

  

Compartilhar este artigo
Leave a comment