O deputado Comandante Dan (Podemos) afirmou que as secretarias municipais de Manaus precisam se mudar para o Centro da capital. Para o parlamentar, o Centro Histórico manauara não pode viver de operações, pois são recursos temporários, enquanto os problemas relatados por moradores, comerciantes e empreendedores demonstram ser ”doença grave e crônica”, que põe em risco o espaço urbano que tem importância estratégica à economia, turismo e o trabalho e renda do Amazonas.
A fala de Câmara aconteceu na terça-feira (5/3), no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O deputado preside a Comissão de Segurança da Aleam (CSP) e realizou, na última sexta-feira, Audiência Pública, no Clube de Diretores Lojistas sobre a desordem pública em que vive a área mais antiga de Manaus. Foi a segunda audiência realizada no Centro em menos de um ano.
“Vimos um esforço enorme de comerciantes e empreendedores e da Polícia Militar para salvar o Centro, mas a solução virá com um planejamento sério, de curto, médio e longo prazo, que precisa partir do Poder Executivo municipal”, ressaltou.
Dan Câmara enfatizou que os pré-candidatos a prefeito de Manaus precisam apresentar planos para o Centro de Manaus que fujam ao populismo. Disse que são necessárias políticas públicas efetivas, pois é uma vergonha o que existe. Ele lembrou a força de geração de trabalho da zona central da cidade.
“A partir da avenida 7 de Setembro até a orla do rio Negro, estão 36 mil postos de trabalho em 18 mil comércios, que vendem e empregam mais que todos os grandes shoppings de Manaus juntos. Para a propaganda dos Poderes Executivos estadual e municipal falarem de turismo, precisam antes cuidar do Centro da capital”, criticou.