Em sessão na CMM, Peixoto homenageia associação de pais de crianças traqueostomizadas

Redacao

Durante a Sessão Plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM) desta segunda-feira (19/02), o vereador Peixoto (Agir36) lembrou do Dia Nacional da Criança Traqueostomizada e prestou uma homenagem a Associação Família TQT (Traqueostomia = Qualidade de Vida), que reúne pais de crianças manauaras nesta condição.
O parlamentar relembrou da luta das famílias e também reafirmou seu compromisso pela causa. Para o vereador, os pais e mães da associação são verdadeiros “guerreiros”, atuando não somente pelos filhos, mas em toda a comunidade.
“A associação, como um todo, não desiste de ninguém, e isso me emocionou e fez com que o sentimento de um parlamentar aflorasse de vez. Desde o dia 30 de novembro de 2022, quando conheci essa organização, me comprometi em ajudá-los e desde lá, temos uma atuação presente”, afirmou.
Por intermédio do parlamentar, as famílias tiveram acesso direto à concessionária de energia da capital. O apoio facilitou o trabalho da associação pelo uso recorrente da corrente elétrica para a manutenção dos equipamentos utilizados pelas crianças traqueostomizadas.
“Acionei a Amazonas Energia para buscar ajudar essas mães que buscavam a redução de suas contas de energia, porque as crianças traqueostomizadas dependem 100% de aparelhos respiratórios, diuturnamente, 24 horas por dia”, lembrou o vereador.
Além disso, o encontro também resultou na doação de cestas básicas como forma de auxiliar as famílias.
Dia Nacional – Celebrada no dia 18 de fevereiro, o Dia Nacional da Criança Traqueostomizada foi definido pela Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica (Abope), Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e pela Sociedade Brasileira de Pediatria.
A celebração foi instituída pela Lei nº 14.249/2021 com o objetivo de promover ações de conscientização e de esclarecimento sobre os cuidados necessários às crianças que passam por traqueostomias.
Comemorada pela primeira vez em 2022, a data pretende, ainda, contribuir para a criação de políticas públicas que visem ao cumprimento das recomendações oficiais sobre os cuidados e condutas para as crianças traqueostomizadas.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Michell Melo

Compartilhar este artigo
Leave a comment