Prefeitura de Manaus inicia atividades no Parque Municipal do Idoso em 30 de janeiro

Redacao
Por Redacao

A Prefeitura de Manaus anuncia o retorno das atividades no Parque Municipal do Idoso (PMI) para terça-feira, 30/1. Os alunos serão acolhidos nos horários das  8h30 às 11h e 13h30 às 16h, com a tradicional “Acolhida”, nas dependências do parque, localizado na rua Rio Mar, nº 1.324, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

A diretora-presidente da Fundação Dr. Thomas (FDT), Martha Moutinho, destaca a relevância do compromisso com a Política Municipal do Idoso e a importância do retorno das atividades do PMI. “São 21 anos de existência e dedicação à pessoa idosa. O PMI é a extensão do lar para muitos usuários. É neste espaço que os idosos cuidam da saúde física e mental e têm a oportunidade ao convívio social de forma gratuita. É determinação do prefeito David Almeida que o Parque Municipal do Idoso esteja funcionando com um atendimento humanizado e levantando a bandeira do envelhecimento ativo”, enfatiza a diretora-presidente da FDT.

A recepção dos alunos será marcada por uma apresentação feita pela equipe de multiprofissionais do Parque Municipal do Idoso, com explicação sobre o funcionamento de cada setor e apresentação do quadro de profissionais aos alunos, proporcionando uma visão clara do funcionamento administrativo. Além disso, terá a distribuição de brindes, um animado aulão de GAF,  apresentação da banda do Comando Militar da Amazônia e, para encerrar, com o trio Primas e Bordões.

Atividades

Com o objetivo de contribuir com a qualidade de vida e manutenção da autonomia e independência do usuário, o PMI conta com uma equipe multidisciplinar para o acompanhamento desse público, formado por assistentes sociais, profissionais da saúde, educação física, além de servidores de setores técnicos e administrativos. A equipe é responsável por elaborar atividades que colaboram com a melhoria do condicionamento físico dos idosos.

Atualmente, o parque oferece 26 atividades físicas gratuitas, incluindo hidroginástica, natação, ginástica, alongamento, ginástica elaborada, ginástica terapêutica, pilates solo, dança de salão, balé clássico, balé sentado, ritmos, dança coreográfica, canto, violão, teclado, oficina da memória, oficina de artesanato, de direito e cidadania, e outras oficinas, em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) e o grupo Seresta Prosa e Poesia.

Segundo Bárbara Monteiro, gerente de eventos, os idosos são a alma deste espaço. A equipe aguarda, ansiosamente, pelo retorno dos idosos, trazendo de volta a animação do parque e retomando as atividades cotidianas. “Nossa expectativa é de que a vida retorne ao parque, pois durante o período em que os idosos estão ausentes, o local perde sua alegria, visto que a razão de ser do parque são os idosos”, afirma Bárbara.

Avaliação física

A gerente de atividades físicas, Ana Beatrice, mestre em Ciências da Saúde, destaca a prioridade no cuidado com o bem-estar dos idosos, adotando medidas cautelosas que foram realizadas no mês de janeiro antes de darem início às atividades do parque.

“Conduzimos uma anamnese completa e aplicamos quatro testes abrangentes, avaliando a força dos membros superiores e inferiores, equilíbrio dinâmico, agilidade e flexibilidade. Além disso, aplicamos uma ferramenta de rastreio de risco de sarcopenia”, explicou Beatrice.

Ela acrescenta que a sarcopenia é uma síndrome caracterizada pela perda progressiva da massa muscular associada à perda da força muscular e redução do desempenho físico. Ocorre com mais frequência nos idosos, sendo influenciada por fatores como envelhecimento, inatividade física e condições de saúde subjacentes. O diagnóstico precoce e a realização de exercícios adequados são fundamentais para reduzir seus impactos.  

— — —

Texto – Luna Bernardes/FDT

Foto – Divulgação/FDT

Compartilhar este artigo