Escola do Legislativo da Aleam faz balanço de atividades no último ano

Redacao

Com a finalidade de promover a capacitação de servidores públicos do Poder Legislativo e demais órgãos públicos amazonenses, a Escola do Legislativo Senador José Lindoso da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) teve um ano de atividades intensas, com a realização de palestras, cursos de capacitação e oficinas.

Em 2023, a programação da Escola iniciou com a realização da Integração Parlamentar, evento no qual os servidores que entraram no início da Legislatura, junto com os novos deputados eleitos, puderam participar de uma programação para inteirá-los sobre a função do Poder Legislativo e suas nuances quando do trabalho de assessoramento dos parlamentares e, ainda o conhecimento administrativo da Casa Legislativa.

“Nessa integração, tratamos de temas focados nas atividades parlamentares e na apresentação da dinâmica do Poder Legislativo”, explicou Jander Lasmar, diretor da Escola, apontando ainda a realização de cursos sobre o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), Regimento Interno, Aleam Digital e orçamento público, dentre outros, sempre no intuito de proporcionar atividades educacionais voltadas para a qualificação e aperfeiçoamento de habilidades profissionais.

Outro ponto forte deste ano, segundo o diretor Jander, foi o curso preparatório para os candidatos a Conselheiro Tutelar, com duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde, atendendo um total de 90 pessoas.

Em parceria com outros setores da Aleam, a equipe da Escola do Legislativo atuou na realização da terceira edição do Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam). “No Feclam, atuamos no processo de captação de palestrantes, organização da programação e das oficinas temáticas – uma inovação nessa terceira edição”, destaca Lasmar.

Nesse encontro, foram atendidos 735 participantes, entre vereadores e servidores das Câmaras Municipais dos municípios amazonenses.

Palestras
 
Dentre as cerca de 50 palestras ofertadas aos servidores, destaca-se a com o tema “Assédio Moral no Trabalho e Comunicação Não Violenta”, com a condução da Dra. Fabíola Salmito, Procuradora do Ministério Público do Trabalho – 11ª região, e Daniela Cardoso, especialista em Oratória.

Além da oferta dos cursos de capacitação e de informática, a Escola do Legislativo também realizou atividades com parceiros externos, como o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), com as palestras dentro do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA).
 
Programas
 
Lasmar destaca ainda a realização de programas voltados aos estudantes de escolas públicas estaduais. Por meio da Escola do Legislativo aconteceu a 15ª edição do Programa Parlamento Jovem, programa institucional, em que jovens do Ensino Médio vivenciam a rotina de um parlamentar. Destaque para os programas Educando pela Cultura, que promove palestras, seminários e workshops sobre cidadania, ética, direitos humanos e segurança aos jovens, na capital e o Educando pelo Amazonas, que leva essas atividades a municípios do interior. Este último, inclusive, recebeu, em 2023, duas premiações nacionais: o prêmio ABEL (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo) e o prêmio Assembleia Cidadã, da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais).

Compartilhar este artigo
Leave a comment