Saúde mental: Pacientes e colaboradores do RespirAR participam de roda de conversa

Redacao
Por Redacao

Evento faz parte da programação do RespirAR, coordenado pela Sedel

Foto: SedelO mês de janeiro é marcado pela campanha “Janeiro Branco” e chama a atenção para o tema da saúde mental. Para incentivar as discussões sobre o assunto, a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), por meio do Programa RespirAR, tem realizado uma série de palestras e ações com integrantes e colaboradores visando a conscientização sobre os cuidados com a mente.

“É de extrema importância começar o ano com essa ação sobre os cuidados com a saúde mental. O RespirAR está levando para todas as unidades essa campanha, e durante todo ano vamos trabalhar outros temas que o Governo do Amazonas tem apoiado, trazendo informações de conscientização para os profissionais e participantes”, ressaltou Erick Gadelha, gerente do RespirAR.

O encontro realizado nesta segunda-feira (08/01), no núcleo do Respirar, no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou contou com uma roda de conversa, e momentos de interação entre os integrantes e colaboradores do Programa, que compartilharam situações do dia a dia acerca do tema.

“Receber essa palestra aqui foi maravilhoso, adquiri muito conhecimento. Eu que pratico caminhada, faço exercício físico, busco fazer o que eu gosto porque sei que são atividades que refletem na minha saúde mental”, disse Nilza Batista, integrante do RespirAR.

A atividade foi ministrada pela psicóloga, e mestra em gerontologia, Iana Ferreira, que ressaltou a importância do equilíbrio entre o corpo e a mente. Mostrando como forma de alerta sobre doenças que afetam o emocional da população, como ansiedade, depressão entre outras.

“É muito importante estarmos bem fisicamente, mas também mentalmente, para lidar com as adversidades da vida. Falar com esses participantes que são em grande maioria idosos é conscientizar para um processo de envelhecimento saudável”, comentou Iana Ferreira.

SONORAS: Erick Gadelha, gerente do RespirAR; Nilza Batista, paciente do RespirAR; psicóloga Iana Ferreira.

Compartilhar este artigo