Prefeitura de Manaus inicia pavimentação no ramal do Ipiranga

Redacao
Por Redacao

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciou, nesta quarta-feira, 20/12, as obras de pavimentação de dois quilômetros de extensão do ramal do Ipiranga, no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste de Manaus. O serviço deve beneficiar aproximadamente 500 famílias em 40 dias de trabalho.

“O ramal do Ipiranga também faz parte de Manaus. Eu tenho certeza que vocês que moram aqui não ouviram promessa de mim ou do prefeito David Almeida. Nós não somos de prometer, e, sim, de fazer, porque eu também fui feirante e entrei diversas vezes nesse ramal e atolei. Mas agora Manaus tem um prefeito que tirou o feirante de uma feira e colocou como secretário de Obras. Nós sabemos a dor que vocês sentem, por isso aquilo que era sonho, hoje se torna realidade. As caçambas já estão aqui e o asfalto está caindo”, afirmou o secretário de Obras, Renato Junior, ao acompanhar o início dos trabalhos.

Dos quatro quilômetros de extensão do ramal, metade possui asfalto. Outros dois quilômetros receberam terraplanagem da prefeitura, para garantir o nivelamento do solo, que é arenoso.

A estimativa de aplicação de asfalto no trecho é de 1,2 mil toneladas de massa. O serviço deve impactar, de forma positiva, as famílias e os produtores rurais que, atualmente, são prejudicados pela dificuldade no escoamento da produção agrícola.

“O ramal dificultava muito o meu serviço como produtora rural. Eu tive que deixar de trabalhar com galinha, porque quando ia levar os ovos para vender, metade quebrava na estrada. Além do prejuízo, eu caía muito. A última vez, fiquei com o cabelo cheio de lama. Mas esse asfalto vai melhorar muito a minha vida e de todos que moram aqui e trabalham com a agricultura”, relatou a agricultora Enilde Araújo, de 57 anos.

Em 2023, a Prefeitura de Manaus pavimentou três ramais com acesso pela rodovia AM-010: Água Branca 1, no quilômetro 32; o Matrinxã, localizado no quilômetro 17, e o ramal Bom Jesus, no quilômetro 25. Todos estavam em solo natural e não recebiam serviços de infraestrutura há décadas.

Com acesso pela rodovia BR-174, o ramal do Rio Branquinho, no quilômetro 67, e a ZF5, no quilômetro 83, também recebem melhorias no encabeçamento de ladeiras. Na zona Oeste, equipes asfaltaram todo o ramal do Baiano, no Tarumã.

— — —

Texto – Rayana Coutinho / Seminf

Fotos – Phill Limma / Semcom

Compartilhar este artigo