“Ser policial é um sonho”, diz jovem de 18 anos convocado para as forças de segurança do Amazonas

Redacao
Por Redacao

 Mais de 1,7 mil aprovados em concurso já estão em curso de formação

  Foto: Arthur Castro/Secom“Ser policial militar é um sonho e foi moldado desde pequeno porque, como eu estudei no Colégio da Polícia Militar, a gente já convivia nesse meio militar. Então, entrar na instituição da Polícia Militar do Amazonas foi uma grande honra”, este é o relato de Levy Gabriel que, aos 18 anos, já integra as forças de segurança do Amazonas como aluno soldado. O jovem faz parte dos aprovados em concurso convocados pelo Governo do Amazonas.

Os aprovados da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) começaram o curso de formação no dia 1º de dezembro deste ano. Na segunda-feira (11/12), o governador Wilson Lima visitou os alunos dos Cursos de Formação de Oficiais (CFO) e de Soldados (CFSD), na sede da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), Distrito Industrial I, zona sul de Manaus.

O aluno soldado Levy finalizou o ensino médio no Colégio da Polícia Militar do Amazonas e agora vai seguir carreira na instituição. O jovem cresceu sonhando em ser policial e descreve a realização. “No momento da classificação final do concurso, eu vi que meu nome estava entre os primeiros. E foi uma grande alegria para mim, para o meu pai, para a minha mãe, que sempre me incentivaram. Acho que foi um grande ato do governador ao realizar a convocação dos aprovados”, disse Levy.

Do total, foram chamados 1.121 aprovados da PMAM; 253 do CBMAM; 170 da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM); 108 do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM); 40 da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM); e 12 do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).

 A aluna do curso do CBMAM, a fisioterapeuta Giselle Frota, 37, afirma que este foi o primeiro concurso em que se inscreveu. O objetivo é unir a área da saúde com a carreira na corporação.

 “Agora que estou aqui dentro, estou dando o meu melhor para sair melhor e servir à sociedade. Eu tenho a vontade dentro de mim de continuar fazendo o que eu sempre fiz, que é ajudar as pessoas, salvar vidas e, é claro, aprender mais sobre todos os sistemas operacionais que têm dentro do Corpo de Bombeiros”, enfatiza Giselle.

 Reforço na segurança

 Os aprovados prestaram concurso em 2022, ainda no primeiro mandato do governador Wilson Lima, 11 anos após o último certame realizado pelo Estado para as forças de segurança. A ação representa um investimento do Estado de R$ 12 milhões por mês.

 O comandante da PMAM, coronel Klinger Paiva, destaca que a formação desses alunos oficiais ajudará no policiamento e reforço da segurança. “A Polícia Militar está grata ao governador Wilson Lima por corrigir um anseio que a segurança pública tem há mais de 12 anos sem concurso. Nós estamos com mais de mil e cem policiais fazendo o curso de formação, tanto de oficiais quanto o curso de formação de soldados. Esses policiais logo estarão prontos para reforçar o policiamento e levar segurança para a sociedade”, disse o comandante da PMAM.

Para o comandante do CBMAM, coronel Orleiso Muniz, o objetivo também é reforçar o efetivo em outros municípios do Amazonas. “É muito importante esse aporte de efetivo no Corpo de Bombeiros. Lembrando que nós estávamos há muito tempo sem. Com esse efetivo, nós poderemos, inclusive, expandir a nossa corporação para o interior. Esse é um objetivo estratégico do governador e da corporação também para o futuro próximo”, enfatizou o comandante do CBMAM.

Compartilhar este artigo