Defesa Civil do Amazonas instala nova estação de monitoramento de nível dos rios em Tonantins

Redacao
Por Redacao

Em 2023, já foram instaladas réguas linimétricas em cinco municípios do interior do estado

Foto: Divulgação/Defesa Civil-AMO município de Tonantins (a 865 quilômetros de Manaus) recebeu a instalação de uma estação fluviométrica, que é capaz de medir e monitorar o nível dos rios. A medição é realizada a partir do conjunto de réguas linimétricas instaladas. Essas réguas apontam a altura do nível d’água, que serão analisados e comparados com os dados coletados nos períodos de cheia e seca.

A instalação das réguas está sendo realizada pelo Governo do Amazonas, por meio de uma parceria entre a Defesa Civil do Estado, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) e a Defesa Civil do município de Tonantins.

Com a instalação das réguas linimétricas em Tonantins, sobe para cinco, o número de novas estações instaladas pelo Governo do Amazonas, somente neste segundo semestre de 2023, garantindo assim, o monitoramento, de forma inédita, em diferentes pontos da Calha do Juruá, Médio Amazonas, Baixo Solimões e Alto Solimões. A previsão é de que, ainda este ano, os municípios de Jutaí e Uarini serão beneficiados com novas estações de monitoramento.

Foto: Divulgação/Defesa Civil-AMO chefe do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Amazonas (Cemoa), tenente Charlis Barroso, destacou a importância da instalação das réguas linimétricas. “Ao utilizar essas novas estações de monitoramento, não só a Defesa Civil do Amazonas, como também as demais agências, podem avaliar o comportamento dos rios, identificando possíveis riscos de enchentes ou estiagem com antecedência”, disse o chefe do Cemoa.

“Essas informações são essenciais para a elaboração de planos de contingência, alertas à população e tomadas de decisão em situações de emergência”, enfatizou.

Compartilhar este artigo