‘5ª edição do Feclam fortalece o papel da Assembleia como principal indutor do aprimoramento da atuação legislativa no Estado’, diz Adjuto Afonso

Reporter da Cidade

O 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Adjuto Afonso (União Brasil), acredita que a 5ª edição do Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam) servirá para reforçar o papel do Poder Legislativo estadual como o principal ator que auxilia no aprimoramento da atuação legislativa nos 62 municípios do Estado, por meio da integração entre a Assembleia e as Câmaras de vereadores.

“Muito mais que uma reunião dos Legislativos, o Feclam é uma oportunidade para que as Câmaras Municipais dos locais mais distantes possam articular novas políticas para seus moradores, além de aprimorar as Leis Orgânicas dos municípios e aprimorar sua atuação. E a Assembleia, como uma espécie de ‘mãe das Câmaras de vereadores’, cumpre esse papel de mediação”, acredita.

Para o parlamentar, o evento idealizado pelo presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil), já é uma referência nacional ao proporcionar o aprimoramento da gestão pública.

“Esse intercâmbio, que acontece desde 2021, é uma das marcas da gestão do presidente Roberto Cidade. Mais uma vez parabenizo o deputado pela visão e por abrir tão importante diálogo entre os nossos colegas legisladores”, declarou Adjuto.

Sobre o Feclam

Marcado para acontecer nas próximas quinta (3/4) e sexta-feira (4/4), a 5ª edição do Feclam vai reunir prefeitos, vereadores e servidores das Câmaras Municipais dos 62 municípios do Estado. Este ano, o Fórum terá como tema central: “Legislar para o Futuro: Sustentabilidade, Desenvolvimento e Participação Popular”.

O objetivo é fortalecer a atuação legislativa em prol da população amazonense.

O evento se tornou permanente da Assembleia Legislativo do Estado, a partir da aprovação e promulgação do Projeto de Resolução Legislativa (PRL) nº 80, de 2021, de autoria de Roberto Cidade (UB) e está consolidado no calendário oficial do Parlamento Estadual. É uma iniciativa de cunho formativo que propicia o intercâmbio de experiências e a difusão de conhecimentos essenciais à atividade parlamentar.

Oferece também a oportunidade do debate sobre temas correlatos à atividade legislativa e seus agentes, visando o aprimoramento dos serviços prestados pelas Casas Legislativas.

Compartilhar este artigo