Com a apresentação de 225 trabalhos acadêmicos, entre resumos estendidos e oficinas, e o lançamento da revista “Tapiri”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 25/11, a abertura da 11ª Socialização de Práticas Formativas (SPF), na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizada na avenida Maceió, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da cidade.
O evento, que segue até esta quinta-feira, 27/11, reúne trabalhos desenvolvidos por professores da REDE municipal que, ao longo do ano, participaram de formações na DDPM e, a partir delas, aplicaram novas metodologias em sala de aula. Esses processos foram documentados e estão sendo apresentados durante a SPF.
O secretário municipal de educação, Júnior Mar, ressaltou que o trabalho da Semed tem fortalecido a formação científica e acadêmica dos servidores, contribuindo diretamente para a melhoria da prática pedagógica na REDE municipal.
“A Semed tem um programa muito bonito, que é o Qualifica, que valoriza a ciência e a pesquisa. Com ele, nossos servidores podem se licenciar para estudar mestrado e doutorado. Acreditamos que, por meio da pesquisa e do investimento na educação, teremos servidores mais preparados, capazes de conduzir aulas mais dinâmicas e formar estudantes mais críticos. É assim que se constrói uma cidade, investindo em educação e em pessoas”, destacou o secretário.
A chefe da DDPM, Inês Alcântara, explicou que a 11ª edição da Socialização de Práticas Formativas marca o encerramento de um ciclo de atividades desenvolvidas pelos formadores ao longo do ano. Segundo ela, o evento possibilita apresentar publicamente o trabalho pedagógico produzido na REDE municipal, fortalecendo a divulgação científica dentro da Semed.
“Hoje, a 11ª SPF é o resultado de todo o trabalho desenvolvido pelos formadores durante o ano. Nós vamos apresentar os trabalhos produzidos pelos professores sob a orientação dos formadores. É um evento superimportante para a divulgação do saber científico, da ciência produzida na Secretaria Municipal de educação. Nosso coração está agradecido por todo o investimento feito pela Prefeitura de Manaus, por meio da Semed. Sinto-me muito gratificada e feliz por esse momento”, pontuou Inês.
Um dos trabalhos apresentados neste primeiro dia foi “Não é uma Caixa: a Magia da Leitura e da Imaginação”, desenvolvido pelas professoras Kátia Maria Vasconcelos e Maria Mônica Negreiros, com crianças da educação infantil da escola municipal Elcy Mesquita. Kátia enfatizou que a atividade surgiu a partir de uma metodologia apresentada em formação na DDPM, envolvendo imagens ocultas que estimulam a imaginação e a leitura das crianças.
“Na formação, mostraram um livro em que as imagens eram escondidas por uma folha de acetato. Levamos a ideia para a escola, adaptamos com folha de celofane e fizemos a atividade no cantinho da leitura. As crianças imaginaram as figuras e desenvolveram a criatividade, a imaginação e a leitura por meio das imagens. Elas entenderam que as palavras estão em todos os lugares, não só no escrito”, disse a professora.
O coordenador-geral da SPF, Júlio Santos da Silva, destacou que a DDPM funciona como centro de formação da Semed e que a formação continuada tem como foco provocar a reflexão docente, mais do que ensinar novos conteúdos.
“A DDPM é o centro de formação da Secretaria de educação, voltado para o professor. A formação continuada não é ensinar o professor, mas ajudá-lo a refletir sobre suas práticas dentro da sala de aula. A socialização é quando os professores trazem suas experiências exitosas e publicizam, por meio de comunicações orais e oficinas, o trabalho realizado nas escolas de todas as zonas da cidade”, completou Júlio.
Revista ‘Tapiri’
O evento também contou com o lançamento da primeira edição da revista “Tapiri”, que celebra os 10 anos da SPF. De acordo com Inês Alcântara, a publicação foi criada para registrar e dar visibilidade às produções acadêmicas e pedagógicas dos professores participantes das formações da DDPM.
“Hoje nós temos a grata satisfação de lançar a revista Tapiri. É um sonho antigo de toda a equipe da DDPM. O objetivo da revista é divulgar o trabalho dos professores, seus artigos e produções. Ela estará disponível inicialmente nas bibliotecas virtuais e, depois, na plataforma Barca. Estamos muito alegres em devolver para a sociedade esse trabalho tão importante realizado na Secretaria Municipal de educação”, salientou Alcântara.
Participação especial
A 11ª SPF também recebeu a diretora de Formação docente e Valorização dos Profissionais da educação do Ministério da educação (MEC), Rita Esther Luna. Uma das idealizadoras da socialização quando atuou como chefe da DDPM. Ela descreveu sua emoção ao reencontrar colegas e formadores que fizeram parte de sua trajetória profissional na Semed Manaus e destacou o compromisso da divisão com a educação pública.
“Sou muito grata ao comprometimento de cada formador, coordenador e colega que caminhou comigo. Não poderia deixar de me emocionar, porque aqui vejo pessoas que contribuíram para quem eu sou hoje como profissional. Sempre me senti acolhida pela Semed. Este é um espaço de compromisso sério com a educação. As pessoas aqui arregaçam as mangas e fazem acontecer. São profissionais da mais alta qualidade”, finalizou Rita.
— — —
Texto – Alexandre Abreu/Semed
Fotos – Eliton Santos/Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCBPaY