A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de limpeza urbana (Semulsp), recolheu cerca de 10 mil pneus descartados irregularmente em vias, igarapés e terrenos baldios da capital durante o mês de setembro. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 13/10, e refletem não apenas o trabalho das equipes de limpeza, mas também o ainda elevado índice de descarte irregular na cidade.
“A Prefeitura de Manaus trabalha todos os dias para manter a cidade limpa e saudável. Mas o número de pneus retirados mostra que o descarte irregular ainda é grande. Precisamos da colaboração de todos — empresas, comerciantes e população — para que esse material tenha o destino correto”, afirmou o titular da Semulsp, Sabá Reis.
O recolhimento de pneus faz parte das ações de sustentabilidade da Semulsp e segue as diretrizes da Lei da Logística Reversa, que obriga fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes a garantirem o destino ambientalmente adequado dos produtos após o uso.
Empresas que vendem ou trocam pneus devem encaminhar o material usado a locais licenciados para reciclagem ou coprocessamento, evitando impactos como alagamentos e criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Na última sexta-feira, 10/10, oito empresas foram autuadas por órgãos ambientais por não comprovarem a destinação correta dos pneus. A ação teve caráter preventivo e inibitório e reforçou as campanhas de conscientização conduzidas pela Semulsp.
Destino correto dos pneus
Todo o material recolhido pela Semulsp é encaminhado à Reciclanip, entidade sem fins lucrativos criada em 2007 pelos fabricantes de pneus novos no Brasil. O programa é reconhecido pelo IBAMA e responsável por gerenciar a coleta e destinação ambientalmente adequada de pneus inservíveis em todo o país.
A Reciclanip mantém parceria com a Semulsp e opera um Ponto de Entrega Voluntária (PEV), no Puraquequara, zona Leste.
Após a triagem, o material é encaminhado para coprocessamento em cimenteiras e indústrias especializadas, sendo reaproveitado como combustível alternativo ou transformado em produtos reciclados, como pisos, tapetes e solados de calçados.
“Quem ama Manaus, não joga pneu na rua. A Semulsp recolhe e encaminha para o local correto que garante o reaproveitamento e o destino responsável. Mas precisamos da consciência de todos para acabar com essa prática irregular”, destacou Sabá Reis.
Colaboração popular
A população PODE colaborar acionando o Disk Semulsp, pelo WhatsApp (92) 98842-1202 / 1276 / 1277 / 4738, sempre que identificar pontos de descarte irregular.
“Manter Manaus limpa é uma responsabilidade compartilhada. O poder público faz a parte dele, mas precisamos que cada cidadão também faça a sua”, concluiu Sabá Reis.
— — —
Texto – Dora Tupinambá / Semulsp
Fotos – Divulgação / Semulsp