Ação da Prefeitura de Manaus aproximou crianças e adolescentes da atuação prática da Guarda Municipal na zona Leste.
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), apresentou o Núcleo Operacional da zona Leste a crianças e adolescentes na quarta-feira, 24/6, no bairro São José Operário, zona Leste. A visita teve como objetivo mostrar como atua a Guarda Municipal de Manaus e aproximar o público infantojuvenil da instituição.
A iniciativa e os objetivos
O encontro reuniu participantes assistidos pelo centro de referência de assistência social (CRAS – Prourbis), também na zona Leste. Segundo organizadores, a ação buscou fortalecer vínculos com a comunidade, demonstrar o papel protetivo da Guarda Municipal de Manaus e despertar o interesse dos jovens pela profissão.
Segundo o chefe do Núcleo Operacional (Nuop) da zona Leste, Kylderan Antela, a atividade teve a finalidade de reduzir a distância entre a população e as forças de segurança pública. “Diariamente, tentamos superar essa barreira. Apesar desse desafio, este momento é uma oportunidade para mostrarmos o lado humanizado da instituição. Mesmo sendo uma força ostensiva, nosso foco principal é o cidadão e a sua proteção”, afirmou Kylderan Antela.
Excursão e demonstrações
Durante a visita, os participantes conheceram a base do núcleo e acompanharam apresentações de grupos especializados. A Guardiã Maria da Penha (GMP) explicou direitos das mulheres e ações de combate à violência doméstica. A Ronda Ostensiva Municipal (Romu) detalhou procedimentos de patrulhamento nos principais pontos da capital. O Grupo de Ações Operacionais com Cães (Gaop) realizou uma demonstração de busca por materiais ilícitos e do uso moderado da força com o apoio dos cães.
Para a assistente social do CRAS – Prourbis, Laura Rocha, a excursão ampliou perspectivas dos jovens. “O objetivo da manhã interativa é fazer com que os jovens sonhem, estudem e busquem cargos públicos, apresentando a eles ambientes que os incentivem a trilhar um caminho de sucesso”, declarou Laura Rocha.
Compromisso institucional
A Prefeitura de Manaus afirmou o compromisso com outros órgãos e a renovação dos laços com a população, destacando cuidados com a futura geração e a continuidade de ações voltadas à integração entre serviços de assistência social e segurança pública.
Assuntos nesse artigo:
#guardamunicipaldemanaus, #Manaus, #zoneleste, #saojoseoperario, #Semseg, #nucleooperacional, #crasprourbis, #CRAS, #guardiamariadapenha, #gmp, #romu, #gaop, #criancas, #adolescentes, #seguranca, #prefeiturademanaus, #assistenciasocial, #visita, #excursao, #protecao